OS MELHORES EXERCÍCIOS DE ARCADISMO PARA ESTUDAR
Olá, queridos estudantes. Hoje trazemos uma lista com exercícios sobre o ARCADISMO para você se preparar para o ENEM, VESTIBULAR ou CONCURSO PÚBLICO. As resoluções encontram-se no final do nosso post. Deseja revisar o conteúdo rapidamente com um resumo super completo? Clica aqui.
1 - (MACKENZIE) É traço relevante na caracterização do estilo de época a que pertencem os poemas de Cláudio Manoel da Costa, EXCETO:
a) a valorização do locus amoenus.
b) a poesia bucólica.
c) a utilização de pseudônimos pastoris.
d) a busca da aurea mediocritas.
e) a repulsa à tradição clássica da poesia
2 - (PUCC-SP) Pode-se afirmar que Marília de Dirceu e as Cartas chilenas são, respectivamente:
a) altas expressões do lirismo amoroso e da sátira política, na literatura do século XVIII.
b) exemplos da poesia biográfica e da literatura epistolar cultivadas no século XVII.
c) exemplos do lirismo amoroso e da poesia de combate, cultivados sobretudo pelos poetas românticos da chamada "terceira geração".
d) altas expressões do lirismo e da sátira da nossa poesia barroca.
e) expressões menores da prosa e da poesia de nosso Arcadismo, cultivadas no interior das Academias.
3 - (FUVEST-SP)
"Por fim, acentua o polimorfismo cultural desta época o fato de se desenrolarem acontecimentos historicamente relevantes, como a Inconfidência Mineira e a transladação da corte de D.João VI para o Rio de Janeiro." (Massaud Moisés)
A época histórica a que se refere o crítico é a do:
a) Simbolismo
b) Arcadismo
c) Parnasianismo
d) Realismo
e) Romantismo
4 - (FESP) – Aponte a alternativa cujo conteúdo não se aplica ao Arcadismo:
a) Desenvolvimento do gênero épico, registrando o início da corrente indianista na poesia brasileira.
b) Presença da mitologia grega na poesia de alguns poetas desse período.
c) Propagação do gênero lírico em que os poetas assumem a postura de pastores e transformam a realidade em um quadro idealizado.
d) Circulação de manuscritos anônimos de teor satírico e conteúdo político.
e) Penetração de tendência mística e religiosa, vinculada a expressão de ter ou não fé.
5 - (UFV) Sobre o Arcadismo no Brasil, podemos afirmar que:
a) produziu obras de estilo rebuscado, pleno de antíteses e frases tortuosas, que refletem o conflito entre matéria e espírito.
b) não apresentou novidades, sendo mera imitação do que se fazia na Europa.
c) além das características européias, desenvolveu temas ligados à realidade brasileira, sendo importante para o desenvolvimento de uma literatura nacional.
d) apresenta já completa ruptura com a literatura européia, podendo ser considerado a primeira fase verdadeiramente nacionalista da literatura brasileira.
e) presente sobretudo em obras de autores mineiros como Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Basílio da Gama, caracteriza-se como expressão da angústia metafísica e religiosa desses poetas, divididos entre a busca da salvação e o gozo material da vida.
6 - (AFA) O Arcadismo alcançou, no Brasil, sua representação máxima com:
a) Santa Rita Durão e Basílio da Gama.
b) Santa Rita Durão e Tomás Antônio Gonzaga.
c) Basílio da Gama e Cláudio Manuel da Costa.
d) Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa.
7 - (UFRN)
"Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado,
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelos e dos sóis queimado.
Das brasas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs e que me visto."
Pelas características de estilo, o texto acima deve ser atribuído a autor
a) naturalista.
b) simbolista.
c) romântico.
d) moderno.
e) arcádico.
8 - (UEL-PR) Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho apresentado
Simplificando a linguagem lírica de Cláudio Manuel da Costa, mas evitando igualmente a diluição dos valores poéticos no sentimentalismo, as ... mais densas, dedicadas a ... fizeram de ... uma figura central do nosso Arcadismo.
a) crônicas - Marília - Dirceu
b) crônicas - Gonzaga - Dirceu
c) sátiras - Dirceu - Gonzaga
d) liras - Gonzaga - Dirceu
e) liras - Marília - Gonzaga
9 - (ENEM 2018)
TEXTO II
Manuel da Costa Ataíde (Mariana, MG, 1762-1830), assim como os demais artistas do seu tempo, recorria a bíblias e a missais impressos na Europa como ponto de partida para a seleção iconográfica das suas composições, que então recriava com inventiva liberdade.
Se Mário de Andrade houvesse conseguido a oportunidade de acesso aos meios de aproximação ótica da pintura dos forros de Manuel da Costa Ataíde, imaginamos como não teria vibrado com o mulatismo das figuras do mestre marianense, ratificando, ao lado de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a sua percepção pioneira de um surto de racialidade brasileira em nossa terra, em pleno século XVIII.
(FROTA, L. C. Ataíde: vida e obra de Manuel da Costa Ataíde. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982)
O Texto II destaca a inovação na representação artística setecentista, expressa no Texto I pela:
a) reprodução de episódios bíblicos.
b) retratação de elementos europeus.
c) valorização do sincretismo religioso.
d) recuperação do antropocentrismo clássico.
e) incorporação de características identitárias.
10 - (ENEM 2016)
Soneto VII
Onde estou? Este sítio desconheço:
Quem fez tão diferente aquele prado?
Tudo outra natureza tem tomado;
E em contemplá-lo tímido esmoreço.
Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço
De estar a ela um dia reclinado:
Ali em vale um monte está mudado:
Quanto pode dos anos o progresso!
Árvores aqui vi tão florescentes,
Que faziam perpétua a primavera:
Nem troncos vejo agora decadentes.
Eu me engano: a região esta não era;
Mas que venho a estranhar, se estão presentes
Meus males, com que tudo degenera!
(COSTA, C. M. Poemas. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 jul. 2012)
No soneto de Cláudio Manuel da Costa, a contemplação da paisagem permite ao eu lírico uma reflexão em que transparece uma:
a) angústia provocada pela sensação de solidão.
b) resignação diante das mudanças do meio ambiente.
c) dúvida existencial em face do espaço desconhecido.
d) intenção de recriar o passado por meio da paisagem
e) empatia entre os sofrimentos do eu e a agonia da terra.
GABARITO
1 - E
2 - A
3 - B
4 - E
5 - C
6 - D
7 - E
8 - E
9 - E
10 - E
Chegamos ao fim de mais uma bateria de questões, guerreiro(a). Coloca nos comentários quantas questões você acertou! Vamos interagir. Continue sempre estudando e perseguindo seus sonhos, até breve.
Fiquem à vontade para utilizar esse espaço, meus queridos(as).
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