QUESTÕES DE GRÉCIA ANTIGA COM FOCO NO ENEM/VESTIBULAR (COM GABARITO)

 As melhores questões de Grécia Antiga para preparar-se p/ENEM e Vestibulares

Lista de exercícios Grécia Antiga

          Olá, queridos leitores. Hoje trazemos uma lista com exercícios sobre Grécia Antiga para você se preparar para o ENEM, VESTIBULAR ou CONCURSO PÚBLICO. As resoluções encontram-se no final do nosso post. Deseja revisar o conteúdo rapidamente com um resumo super completo? Clica aqui.

1 (Fgv) Aqueles que compõem a cidade, tão diferentes entre si por suas origens, condições e
funções, de certa forma parecem “semelhantes” uns aos outros. Essa similitude funda a unidade da pólis, porque para os gregos somente os semelhantes podem permanecer mutuamente unidos pela
Philia, associados a uma mesma comunidade. Todos aqueles que participam do Estado definem-se como Homoioi, semelhantes, depois de maneira mais abstrata, como Isoi, iguais. Essa imagem das relações humanas encontrará no século VI a.C. a sua expressão rigorosa no conceito de isonomia: igual participação de todos os cidadãos no exercício do poder.

(Jean-Pierre Vernant. Les origines de la pensée grecque, 1995. Adaptado.)

O autor argumenta que a organização da pólis grega

a) desconhecia as desigualdades reais entre os
cidadãos na esfera das decisões políticas coletivas.
b) fundava-se no sentimento recíproco de amizade
entre os cidadãos dos mesmos grupos econômicos.
c) abria-se à participação nas decisões públicas dos
aliados incondicionais da cidade nos períodos de
guerra.
d) enaltecia o exercício da racionalidade política em
prejuízo dos cultos das divindades do mundo grego.
e) distribuía o conjunto das tarefas públicas de acordo
com as aptidões políticas de cada um dos cidadãos.

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2 (Enem

TEXTO l
Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios
interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação.

TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UnB, 1987
(adaptado).

TEXTO II
Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985.

Comparando os textos l e II, tanto para Tucídides (no século V a.C.) quanto para Aristóteles (no século IV a.C.), a cidadania era definida pelo(a)

a) prestígio social.
b) acúmulo de riqueza.
c) participação política.
d) local de nascimento.
e) grupo de parentesco.

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3 - (Fatec) Ao longo da História, muitas sociedades utilizaram o trabalho de pessoas escravizadas, como, por exemplo, a Grécia Clássica e a América Portuguesa. Refletindo sobre essa forma de exploração do trabalho,é correto afirmar que

a) as duas sociedades citadas utilizaram predominantemente o trabalho de escravos africanos da região subsaariana e da África oriental.
b) a utilização do trabalho escravo, nas duas sociedades citadas, pode ser considerada a base da organização econômica e produtiva.
c) as duas sociedades citadas utilizaram o trabalho de escravos apenas na produção agrícola de exportação e não nas cidades.
d) o exercício da cidadania era permitido aos escravos na Grécia Clássica, mas era impedido na América Portuguesa.
e) havia, na Grécia, apenas escravos de origem romana e, na América Portuguesa, apenas escravos de origem africana.

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4 - (Uern) Observe a charge e leia o trecho.
Democracia na Grécia Antiga
A Ágora ou praça central era o espaço onde se reuniam os cidadãos para discutir a vida política e decidir sobre as ações a serem tomadas.
(Vainfas, 2010.)

Ao analisarmos a charge e o texto, e tendo em vista o contexto da Grécia Antiga e o do Brasil atual em relação à participação política, é possível inferir que

a) em ambos os casos, apesar da ideia de democracia preconizar a participação de todos, existiam (e
existem) limites para o exercício pleno desse direito.
b) na Grécia, cidadão era apenas aquele que participava das gerúsias, por ser considerado “homo
politicus”. No Brasil, só se considera cidadão o indivíduo com mais de 18 anos.
c) tanto na Grécia quanto no Brasil, a democracia era (e é) caracterizada pela participação universal, ou seja, de toda a população votante e em dia com suas obrigações eleitorais.
d) como no Brasil o voto atual é direto e secreto, o processo democrático torna-se mais transparente e
incorruptível, o que não era possível na Grécia, devido ao controle de poder dos generais.

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5 - (PUC-Campinas) A decadência da Grécia, que teve início a partir do século IV a.C., é explicada, entre outros fatores, pela

a) ausência de unidade política e pelas lutas entre as cidades-estados.
b) invasão dos cretenses na cidade de Troia e pela destruição da civilização micênica.
c) evolução da pólis que colaborou para o desenvolvimento do ideal da democracia na região do Peloponeso.
d) organização social das cidades-estados de Atenas e Esparta, estruturada no trabalho escravo dos indivíduos oriundos da Messênia.
e) postura isolacionista desenvolvida pelas cidades-estados sem condições de participar do comércio marítimo e logicamente, sem oportunidades de desenvolvimento econômico.

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GABARITO ABAIXO: 





1 - A
   2 - C  
3 - B
4 - A
5 - A



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