Lista de questões sobre o Barroco - Literatura para o ENEM/Vestibular

13 EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR SOBRE O BARROCO

Olá, queridos estudantes. Hoje trazemos uma lista com exercícios sobre o BARROCO para você se preparar para o ENEM, VESTIBULAR ou CONCURSO PÚBLICO. As resoluções encontram-se no final do nosso post. Deseja revisar o conteúdo rapidamente com um resumo super completo? Clica aqui.

1 - (Ifce) O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e até filosofia.

Fonte: http://educacao.globo.com/literatura/assunto/movimentosliterarios/barroco.html.

São destaques desse período no Brasil na literatura e nas artes plásticas, respectivamente,

a) Gregório de Matos e Aleijadinho.

b) Aluísio de Azevedo e Pedro Alexandrino Borges.

c) Machado de Assis e Almeida Júnior.

d) Álvares de Azevedo e Pedro Américo.

e) José de Alencar e Victor Meirelles.


2 - (Ifce) Leia o poema de Gregório de Matos Guerra, autor também conhecido como “Boca do

Inferno”.

Goza, goza da flor da mocidade,

Que o tempo trota a toda ligeireza,

E imprime em toda flor sua pisada.

Oh, não aguardes, que a madura idade

Te converta essa flor, essa beleza,

Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.


São características da escola literária da qual o autor faz parte

a) jogo metafórico do Barroco, a respeito da brevidade da vida, valorizando o gozo do momento.

b) caráter de jogo verbal próprio da poesia lírica do século XVI, apresentando uma crítica à preocupação feminina com a beleza.

c) estilo didático da poesia parnasiana, corroborando com as reflexões do autor sobre as mulheres maduras.

d) os traços da escrita romântica, uma vez que fala de flores, terra, sombras.

e) a abordagem de uma existência mais materialista do que espiritual, típica da visão simbolista.


3 - (Ufjf-pism) À cidade da Bahia


Triste Bahia! Ó quão dessemelhante

Estás e estou do nosso antigo estado!

Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,

Rica te vi eu já, tu a mi abundante.

A ti trocou-te a máquina mercante,

Que em tua larga barra tem entrado,

A mim foi-me trocando e tem trocado

Tanto negócio e tanto negociante.

Deste em dar tanto açúcar excelente

Pelas drogas inúteis, que abelhuda

Simples aceitas do sagaz Brichote.

Oh quisera Deus que de repente

Um dia amanheceras tão sisuda

Que fora de algodão o teu capote!


Matos, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo: Companhia

das Letras, 2010.


Nos versos “Triste Bahia! Ó quão dessemelhante/Estás e estou do nosso antigo estado”, o eu lírico manifesta um descontentamento em relação:

a) à idade média.

b) ao estilo barroco.

c) ao sistema colonial.

d) ao rito jurídico.

e) ao humanismo renascentista.



4 - (UFRS) Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:


I. A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.

II. O conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.

III. A oposição entre Reforma e Contra-Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.

Quais estão corretas:


a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e III.

e) I, II e III.


5 - (PUC-Campinas)

"Que falta nesta cidade?... Verdade.

Que mais por sua desonra?... Honra.

Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha.


O demo a viver se exponha,

Por mais que a fama a exalta,

Numa cidade onde falta

Verdade, honra, vergonha."


Pode-se reconhecer nos versos acima de Gregório de Matos:


a) caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da cidade da Bahia.

b) caráter de jogo verbal próprio da poesia religiosa do século XVI, sustentando piedosa lamentação pela falta de fé do gentio.

c) estilo pedagógico da poesia neoclássica, por meio da qual o poeta se investe das funções de um autêntico moralizador.

d) caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço da expressão lírica do arrependimento do poeta pecador.

e) estilo pedagógico da poesia neoclássica, sustentando em tom lírico as reflexões do poeta sobre o perfil moral da cidade da Bahia.


6 - (FUVEST-SP) A respeito do Padre Antônio Vieira, pode-se afirmar:

a)  Embora vivesse no Brasil, por sua formação lusitana não se ocupou de problemas locais.

b)  Procurava adequar os textos bíblicos às realidades de que tratava.

c) Dada sua espiritualidade, demonstrava desinteresse por assuntos mundanos.

d) Em função de seu zelo para com Deus, utilizava-o para justificar todos os acontecimentos políticos e sociais.

e) Mostrou-se tímido diante dos interesses dos poderosos.


7 - (UFRN) A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na literatura barroca brasileira – compreende:

a) poesia épico-amorosa e obras dramáticas.

b) poesia satírica e contos burlescos.

c) poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.

d) poesia confessional e autos religiosos.

e) poesia lírica e teatro de costumes.


 8 - (PUC)

"Anjo no nome, Angélica na cara!

Isso é ser flor, e Anjo juntamente:

Ser Angélica flor e Anjo florente,

Em quem, senão em vós, se uniformara?"


Na estrofe acima, o jogo de palavras:

a)   é recurso de que se serve o poeta para satirizar os desmandos dos governantes de seu tempo;

b)  retrata o conflito vivido pelo homem barroco, dividido entre o senso do pecado e o desejo de perdão;

c)  expressa a consciência de que o poeta tem do efêmero da existência e o horror pela morte;

d)  revela a busca da unidade, por um espírito dividido entre o idealismo e o apelo dos sentidos;

e) permite a manifestação do erotismo do homem, provocado pela crença na efemeridade dos predicados físicos da natureza humana.


9 -  (MACKENZIE) É correto afirmar que a poesia barroca brasileira tem como características: 

a) a constante exaltação da pureza e do dualismo. 

b) a valorização do nativismo e a exploração do decadentismo. 

c) a contraposição entre os valores terrenos e as aspirações espirituais. 

d) o universalismo e a religiosidade desvinculada da Contra-Reforma. 

e) o desapego espiritual e o conflito carnal.


10 - (CEFET-MG) - Das alternativas abaixo, apenas uma não apresenta características da obra do poeta barroco Gregório de Matos. Assinale-a:

a) Sentido vivo de pecado aliado à busca do perdão e da pureza espiritual.

b) Poesia com força crítica poderosa, pessoal e social, chegando à irreverência e à obscenidade.

c) Destaca a beleza física da amada e a sua transitoriedade.

d) Realça a beleza da flora, fauna e da paisagem brasileiras, em manifestação nativista.

e) Tentativa de conciliar elementos contraditórios, busca da unidade sob a diversidade.


11 - (CENTEC-BA) - Não é característica do Barroco a:

a) preferência pelos aspectos científicos da vida.

b) tentativa de reunir, num todo, realidades contraditórias.

c) angústia diante da transitoriedade da vida.

d) preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.


12 - (UEL PR) Ao lado dos versos críticos e contundentes, em geral dirigidos contra os poderosos e os

oportunistas, há os versos líricos, tocados pelo sentimento amoroso ou pela devoção cristã.

Num e noutro casos, apuravam-se o engenho verbal, as construções paralelísticas, o

emprego de antíteses e hipérboles, por vezes inspirando-se diretamente em versos ou

fórmulas dos espanhóis Gôngora e Quevedo - mestres desse estilo.

O trecho anterior está-se referindo à obra poética de

a) Cláudio Manuel da Costa.

b) Gregório de Matos.

c) Tomás Antônio Gonzaga.

d) José de Anchieta

e) Bernardo Guimarães.

13  - (Mackenzie SP) Os conhecidos versos de Gregório de Matos – Ser Angélica flor e Anjo florente / Em quem, senão em vós, se uniformara: – revelam que a estética seiscentista:

a) sobrepõe a concepção espiritualista da figura feminina à concepção carnal.
b) valoriza apenas os aspectos físicos da figura feminina, em oposição à estética medieval.
c) busca, na recriação da mulher, uma síntese de valores espirituais e materiais.
d) descreve a mulher utilizando os mesmos recursos estilísticos das cantigas de amor.
e) descreve, satiricamente, as características contraditórias da figura feminina

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Gabarito:

1 - a
2 - a
3 - c
4 - d
5 - a
6 - b
7 - c
8 - d
9 - c
10 - d
11 - a
12 - b
13 - c

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